Nossos boletins
Em 2020, com a crise humanitária durante a pandemia causada pelo coronavírus, nos reunimos para colocar no mundo o boletim “Futuro do Cuidado – Justiça Reprodutiva em Tempos de Covid-19”.
Em 2022, a publicação foi adaptada para “Boletim Futuro do Cuidado - Justiça reprodutiva em tempos de eleições”, visando dialogar com o contexto eleitoral e considerando os avanços na imunização contra o vírus e suas novas versões. Diante do pleito mais importante desde a redemocratização, contribuímos para o debate eleitoral através de informações de qualidade que se somaram aos esforços para que a democracia brasileira retomasse seu rumo em direção a um futuro de cuidado com nossa saúde, educação, trabalho, nossos corpos, nossas vidas.
A vitória nas urnas trouxe melhores perspectivas para a agenda de justiça reprodutiva como, por exemplo, a retirada imediata do Brasil do Consenso de Genebra e a anulação de portarias do Ministério da Saúde que dificultavam o acesso ao aborto previsto em lei. Uma nova adaptação se fez necessária e a publicação se tornou “Boletim Futuro do Cuidado - justiça reprodutiva em tempos de retomada democrática”.
​
Diante da necessidade de adaptação às novas demandas sociais no caminho para a reconstrução do país com justiça reprodutiva, em 2024 o Boletim Futuro do Cuidado se reestruturou e se transformou numa newsletter: mais curto e rápido que os anteriores, mas com a mesma responsabilidade em trazer uma boa curadoria de notícias, informação confiável e de qualidade, e outros conteúdos essenciais sobre justiça reprodutiva - especialmente aborto.
Esperamos que goste!
Boletim #16
A criminalização do aborto é uma violência contra mulheres, meninas e todas as pessoas com útero, empurrando muitas de nós para a clandestinidade, colocando nossas vidas e saúde em risco e submetendo tantas outras à tortura de uma gestação indesejada. No cenário brasileiro, as pessoas negras e empobrecidas são as mais afetadas por essas realidades.
Chegamos ao fim de 2024 enfrentando a perversa realidade de termos que lutar, não apenas para ampliar o acesso a esse direito no Brasil, como para barrar retrocessos. Este foi mais um ano em que, em diversas frentes, o direito ao aborto legal esteve sob ameaça no país. Como movimento, mostramos nossa força!
No Boletim do Futuro do Cuidado #16, contamos tudo que tem acontecido no Brasil e no Mundo em relação à pauta da justiça reprodutiva: de notícias, a pesquisas e ações políticas. Assine para receber e acompanhar de perto o tema!